quarta-feira, 23 de setembro de 2015

COMPARAÇÕES | Formação prática para professores e outros profissionais da educação e mediação cultural


O projeto educativo do CAPC está em construção.
Neste trimestre, e durante o mês de Novembro, concentramos o nosso trabalho muito especialmente na Bienal ANOZERO, através da colaboração no programa de atividades pedagógicas LINHAS*.
Em Outubro, destacamos a formação Comparações dirigida a professores, educadores e mediadores culturais.
A pensar especialmente na comunidade escolar, O CAPC vai à escola.
*O LINHAS é uma plataforma de programação artística e pedagógica que envolve o CAPC, JACC e a Casa da Esquina) 
O projeto educativo do CAPC deseja contribuir para estabelecer aproximações entre a arte e os vários tipos de público (faixas etárias, formações, experiências e interesses variados).

Trabalhamos no sentido de que cada um tenha a possibilidade de aceder à experiência da obra de arte de modo a que a relação com a arte se possa apresentar como uma opção. Orienta-nos a ideia de que “só aquele que aprendeu a ler pode escolher o que ler, quando e até não ler”.
Tomamos como ponto de partida a programação do CAPC, não esquecendo a sua história, a cidade em que se insere e a relação com o património.
O programa contempla atividades teóricas e práticas, umas pontuais outras contínuas, pensadas para incluir dos mais novos aos mais velhos. Concentramo-nos especialmente nas artes visuais mas queremos tocar também outras áreas artísticas.

Dizer a mesma coisa de forma diferente...
Estabelecer relações de semelhança entre coisas distintas…
Comparações é uma formação prática para professores e outros profissionais da educação e mediação cultural que aproxima linguagens e formas no tempo e no espaço. Procura partilhar um conjunto de instrumentos e processos de aproximação aos diferentes públicos na mediação artística e pedagógica.
Entre desenhos e textos, imagens e gestos fazem-se incursões nas práticas quotidianas dos participantes tentando cruzar o saber com o fazer.
Formadora: Lara Soares
Público: professores de todos os níveis de ensino e áreas, educadores, mediadores culturais.
Data: 10 e 17 de Outubro (2 sessões de 5 horas cada)
Horário: Das 10.30 às 13.00. Das 14.30 às 17h Local
Preço: 30€
As inscrições devem ser feitas através do email capc.geral@gmail.com  até dia 2 de Outubro

Sem comentários: