segunda-feira, 13 de setembro de 2010


Residências Artísticas na COAC

A Casa Oficina António Carneiro, edifício que foi simultaneamente morada e atelier de um dos mais notáveis pintores português da viragem dos séculos XIX-XX (viveu entre 1872-1930), está agora transformado num equipamento que irá acolher um programa de artista em residência comissariado pela FBAUP.

De acordo com o protocolo firmado entre a CMP e a FBAUP, alunos e recém-licenciados dos vários cursos da FBAUP, irão ocupar a antiga ala residencial da Casa Oficina como espaço de atelier. A partir deste espaço, irão produzir projectos expositivos directamente relacionados com o espólio de António Carneiro e o espaço museológico que acolhe o programa de residência artística. Através desta ocupação de curta duração (3 meses), pretende-se que a Casa Oficina António Carneiro se torne uma vez mais num espaço de produção artística aberto a 6 participações a decorrerem entre Dezembro de 2009 e Dezembro de 2010.

Cada programa de artista em residência para dois participantes em simultâneo encerrará com uma mostra ou instalação.

Os alunos e ex alunos residentes serão igualmente convidados a calendarizar um momento de abertura das oficinas e do seu atelier onde poderão mostrar e conversar sobre os conceitos e ligações entre o projecto em desenvolvimento e a obra de António Carneiro.

Os artistas convidados a participar neste programa são:

Janeiro a Março de 2010 – Francisco Chendo e Domingos Loureiro

Abril a Junho de 2010 – Michelle Domingos e Tiago Cruz

Setembro a Dezembro de 2010 – João Ovelha e Lara Soares

Sem comentários: