quinta-feira, 1 de maio de 2008














Bruços
carvão sobre papel
150x150cm, 2007


A repetição e a obsessão como características da pratica do desenho

Tenta-se explorar estes dois conceitos como sendo operativos, desencadeadores de acção e de ideias. São dois conceitos que se relacionam pelo seu lado conceptual, de procura incessante de atingir objectivos. De superar problemas e levantar questões, que por sua vez geram novos desafios e logo, novas estratégias de exploração.
Repetição - repetir = Acto ou efeito de repetir; reprodução de matéria dada; iteração; repisar; reflectir; tornar a principiar; acontecer de novo; reaparecer.
Explorar a ideia de “comportamento disciplinado” de Michel Foucault que usa o conceito de “Disciplinas”, “Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante das suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade…”
Interessa explorar esta ideia de comportamento disciplinado, de uma espécie de controlo sobre o corpo, sobre os gestos; de um corpo que se compõe pelo todo e pela soma de pequenas partes. Um corpo que não deixa escapar o detalhe, que explora e atenta o mínimo detalhe - aproximação com o conceito da disciplina do minúsculo.

Sem comentários: